Pequena empresa é coisa séria: é preciso investir em modernização da gestão

A importância das pequenas empresas para o PIB x carência de metodologias de gestão em PMEs

Os quase 9 milhões de pequenos negócios brasileiros são responsáveis por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Esse dado, obtido na última pesquisa sobre o tema divulgada pelo Sebrae e realizada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido da entidade, comprova que o empreendedorismo no país é uma prática que vem crescendo e aumentando sua participação na economia brasileira.

Mais da metade do PIB do setor de Comércio brasileiro é produzido pelas PMEs. No setor de Indústria, a participação das micro e pequenas empresas é de 22,5%, a pouca distância da participação de médias empresas, que é de 24,5%. No setor de Serviços, mais de 35% do PIB vem dos pequenos empreendimentos.

Além disso, metade da mão-de-obra formal brasileira é empregada pelos pequenos empreendimentos, que também são responsáveis por 40% da massa salarial do país. Esses dados, segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, demonstram o quanto é necessário incentivar e oferecer condições de crescimento e estabilidade para os pequenos negócios. E é por isso que a Jiva existe.

No mercado de Tecnologia da Informação há mais de dez anos, a Jiva reconhece a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira e, por isso, tem como proposta exclusiva de valor promover a evolução da gestão dessas empresas. Historicamente, por diversos fatores e, principalmente, por ver a modernização da gestão como um desafio, as PMEs não investem em sua gestão. No entanto, para sobreviver no mercado altamente competitivo, é preciso aprimorar de forma estruturada os processos de gestão, modernizando-os e integrando todos os setores do seu negócio.

Consciente dessa importância, a Jiva tem como propósito oferecer soluções para organização e gestão interna, para que essas empresas mantenham-se competitivas, desenvolvam-se de forma progressiva e conquistem cada vez mais espaço no mercado.

Com profissionais experientes e soluções de gestão empresarial voltadas especialmente para os pequenos negócios, a Jiva tem a disposição soluções ideais para modernizar a gestão de pequenas empresas através da automação de processos e, ainda, um time de profissionais capacitados para atender e acompanhar cada um de seus clientes.

Através de um processo de imersão em seu negócio, a Jiva encontra os pontos fracos e fortes da sua gestão para, em seguida, compartilhar as melhores práticas a serem utilizadas em seus processos. A Jiva oferece soluções para gestão de compras, precificação, estoque, vendas, financeiro, procedimentos fiscais e pessoal, implantando, assim, o melhor sistema integrado de gestão para o seu empreendimento e acompanhando de perto a evolução do seu negócio.

Os valores da Jiva se adequam ao contexto de pequenas empresas porque, mais do que uma solução de gestão empresarial, a Jiva é uma parceira do empreendedorismo brasileiro.

Fonte: Administradores.