Automatizar a gestão de impostos pode reduzir custos operacionais

Tecnologia permite que profissionais dediquem mais tempo à análise de dados e tomada de decisões

 

A gestão de impostos indiretos é um desafio para 89% das empresas. O percentual é resultado de uma sondagem de opinião realizada pela Thomson Reuters com 39 líderes da área de impostos de grandes companhias no mundo. Ainda segundo o levantamento, 25,6% dos entrevistados afirmaram que entre 40% e 60% do tempo de sua equipe é dedicado à atualização sobre políticas fiscais e 94,9% gostariam de dedicar mais tempo à análise de dados e à tomada de decisões mais estratégicas para a gestão fiscal das empresas. Para completar, quase 100% acreditam que a tecnologia simplifica a gestão de impostos indiretos e a automação descomplica o processo de conformidade fiscal.

Para compreender esses resultados, basta contextualizar o cenário brasileiro de tributos. Como o estudo da Thomson Reuters ressalta, o Brasil apresenta um alto volume de alterações tributárias, cerca de 17 000 alterações anuais – desse total, 60% são de tributos indiretos, aqueles que incidem sobre os produtos e serviços que as pessoas consomem.

Não é à toa que os dados do estudo também apontam que, com gestão automatizada de impostos indiretos, a área fiscal elimina a necessidade de envolver o departamento de TI ou de contratar terceiros para realizar processos manuais. Dessa forma, os profissionais da área podem se dedicar à análise e ao planejamento e assumir um papel mais estratégico nas empresas. Outros dados da Thomson Reuters indicam que experiências com empresas de 189 países apontam que a automatização de processos pode reduzir em até 70% o custo operacional relacionado aos impostos indiretos.

Na prática

Se a sua empresa sente na pele essa necessidade de automatizar a gestão de impostos, este pode ser o momento de conhecer o TOTVS Automação Fiscal (TAF), solução fiscal especialista com características de consolidação de dados e layouts que tem como objetivo suportar o processo tributário, permeando as obrigações principais e acessórias por meio de demonstrações, apurações e cálculo de tributos.

O TAF foi construído para consolidar dados para apuração de tributos como ICMS/ST, PIS/Cofins e IRPJ/CSLL de forma automática. Ele reúne em um único repositório as informações recebidas de diversos sistemas utilizados pela empresa, tanto da própria TOTVS quanto de outros fornecedores. A solução está preparada para atender a necessidades como Speds, ECF, Lalur e eSocial.

É uma plataforma segregada com controles próprios e funcionalidades importantes para conferir as informações e agilizar entregas, reduzindo complexidades, removendo e unificando a carta de manutenção das informações, além de possuir um repositório segregado para histórico das movimentações declaradas.

Entre as suas principais funcionalidades estão:

  • Importação de layouts: permite fácil integração com qualquer solução de mercado;
  • Consolidação para diversidade sistêmica: unifica dados de origens diversas com preparação para o eSocial;
  • Monitoria das manutenções cadastrais: acompanha os ajustes realizados na aplicação;
  • Validação na estrutura de dados: garante consistência dos movimentos fiscais de acordo com as regras de layout do governo;
  • Gerenciamento de protocolos: faz o armazenamento e retificação automática;
  • Monitoramento das operações: oferece visão das interações com o fisco em tempo real.

Fonte: Exame