É inquestionável a importância do Natal para nós, varejistas. Com a experiência dos anos anteriores, aprendemos que nesta época o número de vendas cresce a patamares de compensar o resto do ano. Aumentamos estoques, contratamos pessoas, investimos em ações de marketing e passamos um bom tempo do ano vislumbrando os resultados que a data nos proporciona. É o momento em que o faturamento médio chega a dobrar em determinadas atividades, como o vestuário. Para muitos, principalmente o micro e pequeno negócio, é a hora da virada.
Esse ano, meu amigo varejista, pelo que estamos presenciando, a palavra-chave do comércio para o final do ano é INOVAR. O período econômico está crítico e se reflete em toda a cadeia produtiva do varejo. Alta de juros, restrições na concessão de crédito, uma crescente taxa de desemprego e inadimplência, além da confiança cada vez menor do consumidor, nos mostra uma grande desaceleração nas vendas. E se nem o consumidor e nem o poder de compra do cliente estão iguais aos anos anteriores, agora é o momento em que o varejista precisa se reinventar e encontrar soluções criativas para não começar 2016 no vermelho.
Quem quer vender neste Natal e fortalecer o fluxo de caixa para o começo do ano seguinte precisa pensar em estratégias de vendas, além de boas ações para fidelizar e atrair os clientes. Com a inflação pesando no bolso dos consumidores, os orçamentos estão mais curtos e isso faz com que o consumo das famílias diminua. Como varejista e presidente da CDL vejo que, neste momento, inovar é a saída para aqueles que desejam driblar a crise financeira atual e as projeções negativas de venda para a época.
Com atitudes criativas, os comerciantes terão a oportunidade de superar o fraco desempenho esperado no Natal. Aliado a isso, a CDL está oferecendo a todos associados, a nossa tradicional Campanha Dezembro Premiado, pelo 10° ano seguido estaremos sorteando entre os diversos valiosos prêmios, 01 automóvel zero km, este ano, um Volkswagen UP.
Inovamos no material de divulgação, oferecendo cartazes, faixas de vitrines, bandeirolas, adesivos, panfletos com a indicação de todas as lojas participantes, urnas personalizadas com o slogan da campanha, além de divulgar em mídia on line, carro de som volante, rádios e jornais da cidade.
Agora cabe a você lojista, utilizar das ferramentas e fazer com que seus clientes entrem no clima de natal desde já, caracterizando suas vitrines e ambientes, oferecendo condições especiais e ainda dando-lhe a possibilidade de concorrer a diversos prêmios.
Vender nunca foi fácil, o varejista sabe das dificuldades diárias que enfrentam. Projeções negativas já nos assombram faz algum tempo, mas somos acostumados a buscar soluções pela sobrevivência do nosso negócio. Não espera pelo Papai Noel, inove e crie. Faça você mesmo com que o Natal seja mágico para os seus clientes.
Desejo a todos, ótimas vendas neste final de ano!
DANIEL DA COSTA PEREIRA JÚNIOR