CDL Paraíba do Sul une lojistas e busca saídas para a pandemia

Em Paraíba do Sul (RJ), cidade histórica localizada a cerca de 150 km da capital do estado, os empresários do varejo e da indústria contam com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Paraíba do Sul (CDL). “Desde a sua fundação, há 48 anos, a principal missão da CDL sempre foi unir a classe lojista”, destaca o presidente da CDL, Daniel da Costa Pereira Júnior, à frente da entidade desde 2005.

A CDL Paraíba do Sul foi fundada por um grupo de comerciantes locais no dia 27 de junho de 1973, a fim de lutar pelos direitos dos lojistas. “Os primeiros membros da entidade foram de porta em porta convidando os empreendedores para fazer parte do movimento. Sem sede e sem funcionários, o grupo fundador da CDL fez o trabalho acontecer, e aos poucos, foi ganhando credibilidade e viu o quadro de associados crescer”, lembra Daniel Pereira Jr.

Hoje, a CDL Paraíba do Sul possui 90 sócios ativos, sendo grande parte do comércio varejista, mas possui empresas do ramo da indústria no quadro de associados. “O nosso setor foi um dos mais atingidos pela pandemia do coronavírus. Muitas lojas fecharam e ainda há vários comércios com dificuldades financeiras. A CDL está empenhada em manter o comércio unido e forte, principalmente, no pós-pandemia. Com garra e união daremos a volta por cima”, acredita o presidente da CDL.

Situado na divisa com o estado de Minas Gerais, o município fluminense é uma estância hidromineral, sendo o turismo uma das principais atividades econômicas, com destaque para o ecoturismo e o turismo religioso e histórico. A população é de aproximadamente 44 mil pessoas, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O comércio é um dos grandes empregadores de Paraíba do Sul e ainda temos indústrias de médio porte. A cidade não possui grandes redes varejistas, é basicamente constituída por empresas familiares”, conta Bruno Guimarães Teixeira, gerente administrativo da CDL Paraíba do Sul.

Um dos grandes desafios da CDL é estimular o consumidor sul-paraibano a prestigiar o comércio local, fazendo a economia girar e gerando emprego e renda. “Além das cidades próximas, que possuem redes varejistas, a internet é nosso principal concorrente. Então, estamos sempre trabalhando para conscientizar as pessoas sobre a importância de comprar das empresas locais”, explica Bruno Teixeira.

O presidente da CDL Paraíba do Sul diz que, para fazer frente à concorrência online e das cidades vizinhas, o atendimento de qualidade é o maior diferencial do comércio sul-paraibano. “O nosso diferencial sempre foi atendimento, afetividade e carisma, com os quais os empreendedores tratam os seus clientes”, afirma Daniel Pereira Jr, que atua no setor de ótica.

A casa do lojista
O sonho da sede própria só foi realizado em 2003, 30 anos depois da fundação da CDL Paraíba do Sul. O local escolhido foi o centro da cidade, na Rua Alfredo da Costa Matos Júnior, para estar mais próxima dos associados. O edifício tem quatro andares, com duas salas amplas de atendimento, uma sala de reunião, um auditório e um salão de recepção. Todos estes espaços podem ser utilizados pelos associados, inclusive em eventos e ações próprias. “A CDL é a casa do lojista de Paraíba do Sul. Temos muito orgulho disso”, destaca o presidente da CDL.

Segundo o dirigente, o papel da entidade é fortalecer o comércio varejista local, sendo o elo com os poderes Executivo e Legislativo e os sindicatos, bem como com outras instituições de fomento à economia da cidade. “Ao longo da sua história, a CDL sempre procurou fazer um networking que beneficie a sua carteira de associados. Temos esta ponte com o poder público, visando ser a voz do comércio lojista”, ressalta Daniel Pereira Jr.

A entidade também atua em outras frentes. A fim de melhorar o conhecimento técnico do associado, a Câmara de Dirigentes Lojistas promove cursos e capacitações. As qualificações são realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A CDL Paraíba do Sul oferece ainda convênios com plano de saúde, laboratórios, academias e escolas profissionalizantes, além de serviços de certificação digital, de saúde do trabalho e de assessoria jurídica. Todos os serviços com descontos e condições especiais. É possível ainda fazer consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Para fomentar as vendas do varejo, os associados podem divulgar seus produtos e serviços no site da entidade. A CDL realiza ainda campanhas promocionais, como sorteios e prêmios, e em datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal. “Sorteamos prêmios para os consumidores que prestigiam o comércio local”, frisa Bruno Teixeira.

A instituição mantém comunicação direta com seus associados por meio das redes sociais (Instagram e Facebook) e do Whatsapp. A CDL tem um grupo no app de mensagens onde os empreendedores compartilham suas ações e trocam experiências.

Fonte: CNDL